Sheila Magri

Consultora em Comunicação e Reputação Corporativa na MACOB | Mestre em Comunicação e Práticas do Consumo- ESPM | Palestrante sobre Reputação Profissional e Ética Corporativa | Jornalista

SOBRE MIM

O que digo ao meu respeito é o seguinte: que minha profissão é de consultora de comunicação corporativa, especialista em discursos reputacionais de marcas, de empresas e de profissionais no contexto da indústria 5.0.

Trabalhei para organizações no Brasil e no exterior. Tenho mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Comunicação Global de Marcas, Gestão de Crises, Comunicação Interna, Comunicação com Stakeholders e Reputação Profissional. Treinei mais de 5 mil porta-vozes corporativos.

Desde 2020, me tornei Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Comecei a ministrar cursos sobre análise de discursos. Atualmente, sou pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Ética, Comunicação e Consumo, GPECC, da ESPM, onde estudo discursos relacionados à reputação profissional e à ética corporativa.

Fiz uma especialização em empreendedorismo global pela European Business School. Sou graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e estudei filosofia na USP.

Em 2020, começo a realizar um sonho que é mostrar para as pessoas que o discurso é uma ação e que a comunicação é um processo transformador. O meu propósito é usar todo o conhecimento de comunicação para o mercado, adquirido nos últimos 20 anos, para transformar a realidade de profissionais, dentro do mundo corporativo e das pessoas fora dele. Pessoas que são impactadas pelas condutas de profissionais e de empresas.

Ansiosa para conhecer você e saber o que vai pensar sobre mim.

BIOGRAFIA

Propósito: Encontrar profissionais, clientes, professores, estudantes de comunicação e parceiros que queiram trabalhar comigo para implementar ações de comunicação que promovam a reflexão ética sobre a vida, o trabalho e a reputação. E, deste modo, possamos promover no ambiente das empresas e entidades processos de comunicação e diálogos com reflexão ética, capazes de criar valores, voltados para a vida e muito necessários, diante dos complexos cenários sociais de hoje.

Resumo: Especialista em discursos reputacionais de marcas, de empresas e de profissionais no contexto da indústria 5.0. Consultora de comunicação para organizações no Brasil e no exterior. Tenho mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Comunicação Global de Marcas, Gestão de Crises, Comunicação Interna, Comunicação com Stakholders e Reputação Profissional. Sou Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, onde desenvolvi uma pesquisa sobre Reputação e Ética corporativa com 20 porta-vozes da liderança de empresas. Sou professora de análise de discurso e fiz especialização em empreendedorismo global pela European Business School. Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e estudei Filosofia na USP. Sou pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Ética, Comunicação e Consumo GPECC, da ESPM.

Trajetória Profissional: Como jornalista com mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa no Brasil e no exterior, desenvolvi estratégias de comunicação para organizações e workshops e palestras sobre reputação profissional, storytelling para marca pessoal, reputação e ética corporativas.

Na minha bagagem profissional fui responsável por coordenar o trabalho de comunicação global para empresas, atuando em mais de 20 países. Treinei mais de cinco mil porta-vozes entre CEOs, médicos, advogados, ambientalistas, cientistas, professores, diplomatas, juízes, analistas de mercado financeiro entre outros grupos de profissionais.

Fui CEO da Hill + Knowlton Strategies, empresa do Grupo WPP, maior grupo de comunicação do mundo de 2008 até 2012 e Managing Director da FTI Consulting de 2012 a 2014. Fundei uma empresa de comunicação corporativa com Deborah Jacob, a Macob Comunicação, empresa onde hoje ofereço consultoria de comunicação corporativa.

Experiência Profissional:

MACOB COMUNICAÇÃO Setembro 2014 até o momento

Consultora em Comunicação Corporativa e Reputação Profissional 5.0

Responsável pelo desenvolvimento de planos, estratégias e táticas de comunicação para empresas, marcas, associações, escritórios de advocacia e organizações com e sem fins lucrativos. Trabalhei recentemente em projetos de comunicação para Merck, Faber Castell, Banco ING, HMC Itajubá Capital, Oaktree, Besins Healthcare do Brasil, TRW, Universidade de Pittsburg, WTC, FAESP – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, PG Law, Hesketh Advogados, Viseu Advogados, Lemos Advocacia para Negócios, OLB Advogados, Tika, CSC, CIS Corporate, Belta, Nutrisênior entre outros clientes.

FTI STRATEGIC COMMUNICATIONS – Setembro de 2012 – Agosto de 2014 

Diretora Geral da Divisão de Comunicação Estratégica – Brasil

Como diretora geral fui responsável pela gestão da divisão de comunicação estratégica da FTI Consulting no Brasil. Realizava consultoria sênior para empresas no mercado financeiro e em gerenciamento de crises ambientais.

HILL+KNOWLTON STRATEGIES – Junho de 1997 até Setembro de 2012 

CEO – Gerente Geral da Operação no Brasil

Na posição de líder da empresa no Brasil, era responsável pelo desenvolvimento de novos negócios. pela gestão geral do trabalho prestado aos clientes locais e internacionais dos mais diversos ramos. Além disso, supervisionei a integração entre o escritório brasileiro e a rede H&K mundial. Implementei estratégias de Relações Públicas para empresas como: General Electric, Vale, Petrobras, Barclays Capital, Banco Santander, HSBC, Nestlé, Johnson & Johnson, Atos Origin, Hitachi Data Systems, SolidWorks, Continental Airlines, Wyeth Pharmaceuticals, Novo Nordisk, Sun MicroSystems, LG, Oracle, entre outras empresas.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – Fevereiro de 1994 – Março de 1996 

Pesquisadora de assuntos culturais

Implementei e comuniquei mais de 800 eventos para a coordenadoria geral do idoso. Sendo responsável pela organização dos eventos e pela pesquisa de temas e de atividades culturais mobilizando o público idoso, promovendo a sua autoafirmação, valorização e integração com outras entidades.

FORD MOTOR COMPANYMarço de 1992 – Abril de 1993 

Assessora de Imprensa

Responsável pelo trabalho de assessoria de imprensa para temas institucionais da empresa e para o lançamento de produtos. Organizei eventos, coletivas de imprensa e testes de carros e caminhões para jornalistas setoriais.

VOLKSWAGEN DO BRASIL – Fevereiro de 1991 até Fevereiro de 1992

Estagiária de relações públicas

Copywriter e responsável por redigir comunicados para consumidores e redatora de conteúdo relevante para a imprensa e para outros stakeholders. Trabalhei na comunicação e organização de eventos de lançamentos de carros e caminhões.

ANISTIA INTERNACIONAL BRASIL – Março 1990 até Janeiro de 1992

Secretária geral administrativa

Responsável por tarefas administrativas do escritório e pela divulgação dos trabalhos e manutenção de parcerias da Seção Brasileira da Anistia Internacional.

RADIO GAZETA DE SÃO PAULO – Fevereiro 1989 – Fevereiro 1990

Jornalista, produtora, estagiária e repórter

Como jornalista, fui responsável pela produção de programas, agendamento de entrevistas, produção de boletins jornalísticos. Desenvolvia pautas de política, turismo e variedades.

Consultoria para parceiros estratégicos

Newlink™ Consultora de Comunicação de Marcas com sede em Miami – (parceira afiliada da empresa no Brasil). Realizo projetos de comunicação corporativa e digital para clientes da Newlink, que tem sede em Miami e operações na América Latina e que necessitem de suporte e consultoria de comunicação no Brasil.

PR PA RT NE RS Consultora de Comunicação para Multinacionais Estrangeiras com interesse no Brasil. Faço parte de uma rede de comunicação, formada por 12 profissionais experientes, de diferentes países, reunidos por uma estreita cooperação em tarefas compartilhadas ao longo de muitos anos.

Legal Leads Consultora de Comunicação e Marketing Jurídico

Desenvolvo trabalhos de consultoria de comunicação para escritórios de advocacia com foco em branding, posicionamento de áreas de atuação, participação em premiações, conteúdo relevante e assessoria de imprensa. Consultora sênior de marketing jurídico no LinkedIn e Facebook.

Atividades Acadêmicas

Pesquisadora Acadêmica em Ética, Comunicação e Consumo

Estudo temas de comunicação e ética, de comunicação corporativa, de reputação profissional, usando metodologia de análise crítica e dialógica de discursos. Participo como pesquisadora do GPECC – Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo, sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Peres-Neto desde 2018. Também sou professora de análise crítica e dialógica de discurso. Meu foco são questões discursivas, reputacionais e éticas do mundo corporativo. Sou colaboradora do observatório Ética de Bolso.

Formação Acadêmica e Profissional

ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing

Mestre em Comunicação e Práticas do Consumo (2018 – 2020)

EU Business School Empreendedorismo Global – PWN Professional Women Network

Empreendedorismo para mulheres · (2017 – 2018)

Faculdade Cásper Líbero

Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (1989 – 1992)

Universidade de São Paulo Estudante de Filosofia (1993 – 1998 – não concluído)

Idiomas

Fluente em português e inglês e espanhol avançado.

PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES

Ao longo da minha trajetória profissional, sempre escolhi participar de duas ou três organizações e associações. Normalmente, o meu foco era trabalhar para lideranças, meio ambiente, educação. Abaixo vocês verão algumas atividades que realizei para estas organizações.

Atualmente, estou procurando uma nova entidade para me engajar.

PWN São Paulo Professional Women Network – 2017

VP de Comunicação e de Projeto para Liderança Balanceada nas empresas

https://pwnsaopaulo.net/

CRA-SP – Grupo de Excelência em Administração Legal – 2016

Participação na Célula de Soluções Estratégicas

http://www.crasp.gov.br

G-100 Brasil – 2013 até 2017

Membro do grupo de CEOs e Participação no Comitê de Conteúdo –

http://www.g100brasil.com/

Rede de Mulheres Líderes Pela Sustentabilidade – 2014 até 2015

Voluntária e participante da delegação Brasileira para a COP Paris em 2015.

http://www.redemulhersustentabilidade.org.br/